terça-feira, 14 de julho de 2015

Os efeitos sonoros sessentistas de Brandon Flowers em "The Desired Effect"

Uma nova vibe em "The Desired Effect"


Tentaremos, nessa análise, descobrir qual foi o efeito desejado por Brandon Flowers, vocalista e líder da banda The Killers, famosa por hits como "Somebody Told Me" e "Mr. Brightside". Em seu segundo álbum solo, The Desired Effect (2015), sucessor de Flamingo (2010).

Dreams Come True é a faixa de abertura do álbum, elétrica e extremamente pop, a música tem tudo que o disco oferece em suas músicas: uma mistura de instrumentos e sons que levam a uma atmosfera das décadas de 50/60, bem ao estilo Las Vegas do cantor.
Uma década na tomada
Apenas um perdedor em dois pés de concurso
Dizendo sonhos se tornam realidade
Sonhos se tornam realidade

Um bom túnel rumo a noite de espetáculos com Brandon, que seguem no single Can't Deny My Love, canção um pouco mais próxima do que o álbum anterior propunha, com uma pegada menos elétrica mas ainda com forte inserção do pop. Um refrão marcante acompanhado do sintetizador e batidas mais fortes:

Está me enlouquecendo, e você pode tentar mentir
Mas você não vai, não vai negar
Não, você não vai, não vou negar meu amor.

O que está indo em sua cabeça agora?
Com esse questionamento, seguido do marcante refrão, a limusine preta continua em alta velocidade pela estrada madrugada adentro, dessa vez embalada pelo som de I Can Change:

Eu posso dobrar
Eu posso quebrar
Eu posso mudar
Eu posso agitar
Abrir caminho dirigindo na chuva
Garota, eu posso mudar por você

Ainda mais badalada, mas dando espaço para um pouco de sensibilidade na parte lírica e também melódica, Flowers cria ainda mais vida no disco com essa faixa. É mais um acerto em cheio para um disco que certamente tinha a intenção explícita de ser pop e garantir sua presenças nas baladas não só de Las Vegas, mas ao redor do mundo.

Chocalhos e um ritmo mais caliente, mais latino, é o que o disco mostra surpreendentemente em Still Want You, um ritmo sedutor para uma letra sedutora:

Todo mundo tem uma combinação
Se você colocar no tempo
Os números vêm como uma revelação
Você me mostra os seus
Eu mostro os meus

E quem não vai se lembrar de filmes com clássicas cenas das dancinhas sessentistas ao ouvir Diggin' Up The Heart? Impossível! A faixa te transporta para esse universo sem deixar de ser moderna, graças a sonoridade tecnológica que a acompanha de fundo. Tecnologia mera coadjuvante em meio ao violão e guitarra rockabilly protagonistas neste ponto da viagem, na história de um jovem descobrindo o mundo e suas possibilidades:

Tony voltou para a cidade
Com seu boné e um vestido
Que eles lhe deram na situação
Ele quebra isso um pouco todos os dias
A mãe de Tony disse: 'ele é apenas humano'

O efeito desejado que é, sem dúvida alguma, transportar o ouvinte para uma era antiga de nossa história musical, foi brilhantemente conquistado. Untangled Love mantém essa conquista, enquanto The Way It's Always Been embala o fim do espetáculo e uma breve ressaca:

Não é esse o caminho que sempre foi?
Todo mundo sentado à espera de que o sol venha novamente,
Uma mudança na fábrica de produtos químicos,
Um vestido de casamento branco.

Um disco pop para ocasiões pop e, principalmente, permitir-se ser levado para uma outra era musical e aproveitar a novidade proposta por Brandon.

Nível de órbita: 7,0.

Para viajar também, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário