sexta-feira, 12 de junho de 2015

De amor platônico com Snow Patrol, à realização com Silva; Feliz dia dos namorados!

12 de Junho é dia dos namorados, data propositalmente escolhida por ser um dia antes do dia de Santo Antônio, conhecido como o Santo dos casamentos.

E em entre romances, casos, casamentos e afins, muitas músicas vão se tornando verdadeiras trilhas sonoras das inúmeras histórias que correm por aí.
Abaixo, uma breve análise com hipotéticas histórias com base em 5 músicas diferentes, de épocas e gêneros diferentes, afim de fazer desse post um pouco mais suspirante que os demais... Aaaaah!


SNOW PATROL – OPEN YOUR EYES (2007)

Os caras do Snow Patrol vieram à grande mídia quando lançaram essa música.
Dotada de uma letra tipicamente romântica e uma pegada pop vibrante que cresce ao longo da faixa, ganhou um dos clips mais vistos de 2007, que mostra a visão do espectador caso este estivesse na condução do veículo do vídeo (ou seria do romance vivido?). Veja o clip abaixo e ouça a música conforme lê nossa tese a respeito da letra:


Levante, vá embora, saia de perto desses mentirosos
Porque eles não tem sua alma ou sua chama
Pegue minha mão, entrelace seus dedos entre os meus
E nós sairemos deste lugar escuro pela última vez

Este é só um trecho da música que nos leva a sensação de um amor não correspondido, chegando talvez a ser platônico. Em outro trecho, a falta e desejo pelo outro é um pouco mais clara:

A raiva me corrói por dentro
E eu não vou sentir esses pedaços e cortes
Eu quero tanto abrir seus olhos
Por que eu preciso que você olhe dentro dos meus
Me diga que você abrirá seus olhos

A paixão, falta e distância são simultaneamente expressas em uma mistura forte de instrumentos, com um trecho final da música puramente instrumental que diz mais do que todas as palavras anteriores. Ouçam!!!

FLORENCE + THE MACHINE – COSMIC LOVE (2009)

Um pouco mais amadurecidos, partimos para uma música totalmente diferente, desta vez da londrina Florence Welch, vocalista e líder da banda Florence + The Machine, que com o disco Lungs (2009), ganharam um público fiel no underground e mainstream. O álbum foi todo inspirado no término de um namoro de Florence, e rendeu a belíssima faixa que pode ser ouvida logo abaixo:
  


As estrelas, a lua
Todas elas explodiram
Você me deixou no escuro
Não há amanhecer, não há dia
Eu estou sempre neste crepúsculo
Na sombra do seu coração

Se a forma de amar amadureceu, sofrer com o sentimento, também.
Florence carrega uma marca forte em suas letras, com referências e metáforas sempre mais dramáticas que enfatizam suas emoções. Em Cosmic Love, a cantora narra a trajetória de um romance forte e sombrio, que a levou para conhecimentos e caminhos obscuros, uma vez que estava cega pelas novas descobertas:

Uma estrela cadente caiu do seu coração
E pousou nos meus olhos
Gritei em voz alta, enquanto ela os rasgava
E agora ela me deixou cega

O amor que não pede retribuição ou troca, o amor livre e sem filtro racional, é o que Florence nos apresenta não só nessa, como em tantas outras canções.

VANGUART – MEU SOL (2013)

Chegando à terras brasileiras, temos o trabalho da Vanguart, banda formada em Cuiabá, e que alcançou um grande público com o disco Boa Parte de Mim Vai Embora (2012), um disco mais triste e melancólico, uma boa pedida para os enfossados do dia. Mas para aqueles que se sentem bem, seja com o que viveu ou vive hoje, o álbum do ano seguinte, Muito Mais Que o Amor, tem faixas que relatam encanto, encontros profetizados, empolgações e, como também faz parte, despedidas. Tudo isso é resumido em Meu Sol, talvez a faixa mais complexa da análise de hoje:



Talvez
Se a vida me trouxer o que eu pedi
Te encontro e faço tudo o que quiser
Te dizendo "O Sol renasce amanhã"
A vida é tão mais vida de manhã
Quando vejo você
Saiba você é
Meu Sol

O encontro e o encanto. Nesses dois trechos somos obrigados a nos apaixonar pelo lindo violino de Fernanda Kostchak (linda como o instrumento, diga-se de passagem), ao mesmo tempo que é possível sentir a alegria da sensação de encontrar a metade da laranja, a tampa da panela, a pessoa ideal que pediu aos céus sua vida inteira! É sol e verão sem fim
  
Só pra você
Eu tenho os olhos e meu coração
Espero o teu sorriso e as tuas mãos
Não esquece, o Sol renasce amanhã
A vida, enfim vivida de manhã

Eu já
Me preparei demais
E declaro, agora é a hora
O amor profundo, o amor que salva
Vem depressa, não demora

Mas o encanto e encontro tem seu tempo e, assim como o sol e o verão, chegam ao fim. A vida é enfim vivida de manhã, o sol se põe pela tarde, e cada um espera seus novos amores com a chegada da lua, com um amor ainda mais profundo, capaz de salva-los do que ainda não haviam sido salvos...

SILVA – JANEIRO (2014)



O capixaba Lúcio Silva (Silva), chegou até a ser trilha de novela com A Visita, faixa de seu primeiro disco, Claridão (2012). E em 2014 lançou o aclamado e internacionalmente conhecido, Vista Pro Mar, com uma calmaria sonora e letras singelas que deram ainda mais a visão fofa ao trabalho do cantor. A faixa a seguir é apenas uma de todas que compõe uma história inteiramente feliz e sem despedidas do disco:

Quem roubou
A sua alegria
Devolveu
No raiar do dia
Que chegou, chegou
Você fingiu que nem ligou

Se no pôr-do-sol do Vanguart a alegria foi passear e passou alguns meses fora, no mês de Janeiro do Silva, essa alegria voltou, em outra forma, em outra época, de outro jeito, mas voltou.

Bom, quem sabe
Talvez mais tarde
Se quiser sair, não hesite
Em me chamar, chamar
Eu já estou a te esperar

Talvez à caráter de seu intérprete, a música tem mesmo esse ar tímido e quieto, que faz suas investidas de maneira mais gradual. Entre convite aqui e outro acolá, alimentava-se um sentimento que crescia e crescia cada vez mais, e a espera passava a se tornar dor. A paciência tornou-se angústia, e após a coragem da declaração, um final feliz para nosso post especial

A gente pode sem medo
Se pertencer
O amor é cego mas hoje
Eu posso ver tão bem


O Snow Patrol viveu sua fantasia, Florence ficou cega de amor, a Vanguart viveu uma efêmera paixão à luz do sol, mas foi Silva quem ganhou a visão do amor maior. E vendo e sentindo tão bem, o Orbis deseja à todos um feliz Dia dos Namorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário